Cpanel

cpanell

O que é o Cpanel?

O Cpanel é o painel de controle oferecido a todos os planos da Operahost.
É um fantástico sistema interativo onde você poderá administrar todos os recursos de sua conta com apenas alguns cliques.
É um painel traduzido para Português e sem dúvida o melhor painel da atualidade tratando-se de sistemas Linux.

Como acessá-lo?

Você pode acessar seu Painel de Controle (Cpanel) de três maneiras diferentes.

http://SEUDOMINIO/cpanel
http://SEUDOMINIO:2082
http://SEUDOMINIO:2083 (porta segura e criptografada – mais lenta)

Primeiro passo: LOGIN E SENHA

Antes de carregar a página, o browser abrirá uma janela, onde você deverá digitar o login e senha que lhe foram enviados por e-mail.

Segundo passo: Identificação dos recursos

Ao entrar no CPanel, você terá contato com diversas informações importantes sobre seu uso da hospedagem, além dos recursos de manutenção para seu site. Na saudação de boas-vindas, o CPanel apresenta o IP que você está utilizando para se conectar, e lhe oferece a opção de configurar seu e-mail, para receber informações importantes sempre que necessário;

Nas informações da conta, você pode ter um controle da utilização do espaço assinado, do tráfego de acesso e transferência mensal, assim como contas de e-mail e FTP;

Nas informações do servidor, você obtém informações técnicas sobre a plataforma utilizada e sobre as versões dos módulos de programação instalados.

OS RECURSOS DO CPANEL

Gerenciador de E-mails
Possui um completo jogo de ferramentas para você configurar e gerenciar suas contas de e-mail, tanto via Web (webmail) quanto caixas de correio, como o Eudora ou Outlook Express.

Webmail
Oferece três provedores de webmail, para que o usuário opte pelo que lhe for mais prático.

Alterar Senha
Serve para que você mude sua senha periodicamente, para preservar a segurança de uso e evitar que invasores se apropriem de seu acesso.

Gerenciador de FTP
Através dele, você irá criar suas contas de FTP, configurar FTP Anônimo e controlar as sessões abertas.

Gerenciador de Arquivos
Se você não sabe utilizar programas gerenciadores de FTP, o Gerenciador de Arquivos (File Manager) é uma solução prática e eficiente: você pode navegar entre os diretórios de seu espaço de hospedagem, criar novas pastas, novos arquivos, realizar transferências destes arquivos entre os diretórios existentes e até mesmo jogá-los para uma lixeira, ao estilo do Windows. (Tome cuidado em deletar pastas)

Espaço Utilizado
Este recurso permite que você visualize o espaço utilizado por cada um dos diretórios e subdiretórios utilizados para o funcionamento da hospedagem de seu site. Há a opção de apagar o cache de utilização de páginas, mas recomendamos utilizar com cautela, para não acabar limpando diretórios ou arquivos importantes.

Backup
O servidor onde seu site está hospedado realiza backups periódicos, permitindo que você não perca seus dados em caso de alguma falha do sistema. O Backup do CPanel restaura o diretório HOME, seu banco de dados e filtros/aliases previamente configurados, assim como permite que você baixe cópias destes arquivos para sua máquina.

Diretórios Protegidos
Um recurso que poucos serviços de hospedagem oferecem – proteger determinados diretórios de seu site, e permitir acesso via login e senha específicos.

Páginas de Erro
Outro recurso bastante interessante de ser utilizado em seu site – permite que você customize as páginas de erro padrões da Web (ex.: 401 – Authorization Required, 404 – Wrong Page), dessa forma quando um usuário clicar em um link desativado, ou que ele não tiver autorização para acessar, será exibida a página que você criar.

Subdomínios
Serve para que você crie subdomínios relacionados ao seu domínio principal, e configurar a forma de redirecionamento. Esteja atento que os subdomínios precisam das configurações de DNS para funcionar: elas são automaticamente configuradas quando se cria um subdomínio, porém ele pode não funcionar imediatamente, neste caso você deverá aguardar algumas horas até que ele funcione.

Banco de Dados MySQL
Se você possui conhecimento da ferramenta, terá total controle administrativo sobre as tabelas que criar – o MySQL via CPanel permite que você gerencie as formas de acesso remoto, permissões de acesso, e altere os dados dos bancos criados, assim como visualizar os usuários com permissão em cada um deles, e as instruções para efetuar conexão via programação PERL ou PHP.

Redirecionamentos
Caso queira criar DNS para diretórios específicos do site, poderá redirecionar o acesso a eles através deste recurso. Note que o formato do redirecionamento é diferente da criação de subdomínios – você estará utilizando um novo DNS para acessar diretamente um diretório contido no DNS principal, no outro sistema o endereço é subordinado ao DNS principal e você não precisa criar um novo registro.

Extensões FrontPage
Servem essencialmente aos usuários que estão acostumados a utilizar o Microsoft FrontPage. Mas atenção: Não instale essas extensões FrontPage, caso você não vá utilizar o software Microsoft Frontpage para publicar o seu site – todos os arquivos .htaccess serão perdidos, e todos os diretórios protegidos pelo CPanel terão suas configurações perdidas.

Estatísticas de Acesso
Um completo serviço de estatísticas de seu site – visitas, tipos de arquivos acessados, tráfego de acesso, sistema operacional dos visitantes, formas encontradas pelos usuários de localizar via páginas de busca, etc.

Logs de Erro
São Logs de página e imagens inexistentes, e erros em scripts. É um excelente recurso para descobrir problemas em seus scripts escritos em CGI.

Chatroom
Bater papo em seu site – é o que espera por você neste recurso do CPanel. Ele disponibiliza um script de atalho para sua sala de chat, para ser colocado em qualquer página de seu site que desejar. Há também a opção de utilizar um chat em Java Applet, bastando copiar para seu browser o endereço fornecido na página.

PhpMyChat
Um chat prontinho e auto-configurável – uma outra opção disponível no CPanel. Este, porém, exige que você escolha um nome de sala (que será o nome do diretório) e o sistema criará automaticamente um banco de dados MySQL específico para a sala. Não esqueça de que é preciso haver um usuário administrativo, para mediar o uso e tráfego de internautas em seu chat e assim preservar as condições de uso de hospedagem previstas em contrato.

Fórum
O CPanel também dispõe de Fórum auto-configurável como o recurso de chat visto acima. O Fórum serve para levantar questionamentos, esclarecer dúvidas e deixar recados, como um banco de dados de mensagens disponível a qualquer usuário autorizado.

Central CGI
Um arsenal de scripts já instalados em sua conta e que podem ser utilizados prontamente – HTML Randômico, livro de visitas, contador de visitas, relógio, formulário, etc.

Resumo Geral dos principais recursos

– Gerenciador de arquivos;
Você poderá utilizar este recurso para criar, carregar, mover, renomear e apagar arquivos e diretórios. Ideal para usuários com pouca experiência com FTP.

– Mudar senha;
Por questões de segurança existe a necessidade de trocar sua senha de acesso ao servidor frequentemente. Na OperaHost você não precisará solicitar a nossa equipe que faça essa mudança. Através dessa função você poderá mudar a senha de acesso do painel de controle, estatísticas, FTP e SSH tudo ao mesmo tempo sem precisar recorrer aos comandos UNIX.

– Informações da conta;
Ao acessar seu painel de controle, você já terá acesso a todas as informações de sua conta: quanto espaço da conta você está usando, subdomínios, bancos de dados, recursos de e-mail, contas de FTP, tráfego de dados, etc.

– Adicionar/Remover contas;
Este recurso permite que você crie com facilidade novas contas POP3, troque as senhas, acesse o webmail ou apague as contas.

– Endereço pega-tudo;
Através dessa opção você poderá configurar uma conta de email para receber todos os emails enviados para o seu domínio sem destinatário correto.

– Respostas automáticas;
Esta função lhe permite configurar respostas automáticas para suas contas de e-mail.

– Bloquear emails;
Através desta opção você poderá bloquear remetentes de e-mails indesejados.

– Redirecionamentos;
Esta função lhe permite configurar seus endereços de e-mail para enviar uma cópia de qualquer mensagem recebida para outros endereços de e-mails que você determinar.

– Listas de e-mail;
Cria grupos de correspondência e permite que você cadastre novos participantes, defina quem são os gerentes ou mudar para informativo.

– Subdomínios;
Através dessa opção você poderá configurar ilimitados subdomínios de seu domínio apontando para um diretório dentro de seu website. Exemplo: http://departamento.seudominio.com.br

– Extensões Microsoft™ FrontPage;
Esta opção instala as extensões FrontPage 2002 para que você use todos os recursos do mais popular programa de confecção e manutenção de websites. Obs.: Também é compatível com todas as versões anteriores do FrontPage.

– Central de CGI;
Esta função lhe permitirá instalar em sua conta diversos scripts, tais como contadores, livro de visitas, relógio, contagem regressiva, CGI-Mail, Formmail, pesquisa no site e outros. Com estes recursos, a instalação de scripts que iriam tomar um bom tempo e exigir muito conhecimento técnico, agora é automática, rápida e simples. Poderá também ativar uma opção que lhe permitirá executar scripts com seu ID de usuário.

– Proteger diretórios com senhas;
Com este recurso você poderá criar áreas em seu site, onde somente pessoas cadastradas, sócios ou clientes tenham acesso. Permite também a fácil configuração de senhas e logins.

– Gerenciador do FTP;
Este recurso permite criar facilmente novas contas de FTP, FTP anônimo, mensagens de conexão, tudo de forma rápida e fácil. Com múltiplas contas de FTP, você pode restringir uma conta FTP a um determinado diretório. Com o FTP anônimo, você permite que os seus visitantes “baixem” arquivos sem problemas. Ideal para disponibilizar programas, músicas, manuais, etc. para o público!

– Sala de bate-papo;
O chat permite que seus visitantes se comuniquem, criando um ambiente de “comunidade virtual”, ou que você atenda seus clientes. Basta incluir uma simples linha de código em sua página, para ter o chat funcionando.

– Acesso à e-mails pela Web (Webmail);
O Webmail está disponível em português e oferece funcionalidade total para envio, recebimento e leitura de e-mail pela Web.

– Estatísticas da conta (Webalizer, Analog e Awstats);
Nunca mais você irá ter dúvidas sobre o sucesso de seu website. Este recurso lhe permite acompanhar com detalhes como anda as visitas de seu website, lhe mostrando quantas visitas, sessões, transferência de arquivos você teve por dia, semana, mês e ano. Tudo acompanhado de gráficos em formato de linha, barras, torta e múltiplas barras. Você vai saber de onde os seus visitantes estão vindo antes de visitarem o seu site, quais são as páginas mais visitadas, qual é o browser mais utilizado e muito mais informações.